Eletricistasp - Dicas de Economia sobre Energia Elétrica

PDFImprimirE-mail

Como fazer uso eficiente de energia?

Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que você e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, você economiza na conta de luz e ainda ajuda o País a preservar suas reservas ecológicas e, conseqüentemente, a vida do planeta.

Existem 3 maneiras de usar energia eficientemente:

Hábitos Inteligentes – use os equipamentos elétricos de maneira correta.

Equipamentos Eficientes – na hora de comprar, verifique se o equipamento tem o selo de eficiência IN-METRO/PROCEL. É este selo que certifica que o aparelho consome menos energia.

Projetos Inteligentes – ao reformar ou projetar sua casa, utilize algumas soluções criativas que podem ajudar na redução do seu consumo de energia.

Projete os ambientes utilizando o máximo de luz natural, paredes pintadas com cores claras e com melhor isolamento térmico, ventilação adequada, circuitos elétricos bem dimensionados e a forma de aquecimento de água mais adequada à sua necessidade.

O consumo de energia elétrica e seus equipamentos:

Cada equipamento tem uma carga. Essa carga é o que chamamos de potência do equipamento e de maneira popular é quanto ele “puxa de energia”.

Você mesmo pode calcular o consumo dos seus equipamentos. Para isso, você tem que saber a potência de cada um deles e quanto tempo você vai utilizá-los.

A tabela a seguir ajudará você neste cálculo apresentando a potência média dos aparelhos mais utilizados.